Um Recenseamento que testa e atesta a nossa resiliência como cidadãos

Um Recenseamento que testa e atesta a nossa resiliência como cidadãos - Ciao amico LETTURA CHIAVE A VOI, Nell'articolo si legge questa volta con il titolo Um Recenseamento que testa e atesta a nossa resiliência como cidadãos, abbiamo preparato bene per questo articolo leggere e scaricare le informazioni in essa. si spera coprire i posti articolo affari, articolo Informazioni generali, articolo notizie aggiornate, articolo salute, articolo sport, articolo viaggi, scriviamo può capire. Beh, buona lettura.

titolo : Um Recenseamento que testa e atesta a nossa resiliência como cidadãos
Link : Um Recenseamento que testa e atesta a nossa resiliência como cidadãos

Leggi anche


Um Recenseamento que testa e atesta a nossa resiliência como cidadãos

segunda-feira, 14 de maio de 2018


Ouvir com webReader

Um Recenseamento que testa e atesta a nossa resiliência como cidadãos
Eu não preciso de ninguém para lhe amarrar com arame e bater. Nem precisa a Beatriz se demitir porque não faz nada com aqueles smooth criminals das dívidas, e que nada faz com os combatentes pela democracia... e da amnistia.
Preciso sim do director geral do STAE, Dr Felisberto Naife e seu comparsa da CNE, Sheik Abdul Carimo. O que esses dois estão a fazer com o recenseamento eleitoral merece sim arame e chamboco, e se seguido de estágio em Mangunde a guarnecer a campa do herói por uns dias, akuna matata.
Então, eu ja consegui recensear, só hoje, mas definitivamente este processo não esta católico nem maziónico. Politiquices à parte, mas boa parte do que se diz sobre este recenseamento sao verdadeiras, e alguém devia toma-las sérias, se de facto aquele lema "vai recensear, pois, o teu voto conta" for sério.
É que não se justifica que duas instituições que se querem sérias, e que querem que este processo seja também sério, o mesmo seja caracterizado por coisas e relatos não sérios. Ora, eu devia estar feliz, mas vejamos: só consegui recensear na minha quarta ida ao Posto de Recenseamento (a penúltima das quais foi ontem, que tive de requisitar almoço lá mesmo, pois havia decidido a não sair sem cartão, mas foi debalde).
Como instituições que decretam que o processo a partir de dado momento iria se prolongar até 18h, porem, em alguns Postos os recenseadores fecham as 16h, alegando que "não ha iluminação", ou que "não vimos essa notícia de que agora vamos até 18h"? Sério que o STAE e CNE se comunicam com seu pessoal de campo via Tv, Rádio, Whatsapp? Não ouvi dizer, vivi isso ontem. 
Como instituições que se querem sérias, podem alocar uma máquina para um Posto que se prevê recensear milhares de potenciais eleitores? Veja-se que das três vezes anteriores que lá fui, marquei bicha de pedras, ainda dava tempo de ir trabalhar, ir dormir ou ir fazer coisas de Adão e Eva até stock da Jeito bazar, e mesmo assim voltar encontrar a bicha como se estivesse a começar. E essa estória de recensear agora e ir dar uma volta ou ir para casa para voltar no fim do dia ou dia seguinte para levar o cartão? Porque não se pode imprimir logo logo? Do tempo que la estove, deu para perceber que essa coisa de "volta levar o cartão depois" vai arranjar outra guerra, pois, num país cheio de malandros, quando o recenseador faz chamada de cartões, e qualquer um responde "é minha esposa, recenseou de manhã" e basta, lhe dão o cartão, o que se espera? E se por ventura um outro dono voltar, o que farão? Emitir outro cartão? E esses que saiem com dois cartões impressos, e o recenseador diz "haammm, é tua sorte, vai la", é serio isso? E no dia de votação, como será?
Não, não estamos a ajudar as pessoas que decidiram responder aos apelos para se recensearem. Não estamos a calcular o dinheiro e tempo gastos pelas pessoas que deixam seus afazeres para irem ao Posto, para nada. As pessoas estão a madrugar, estão a correr risco de assaltos, as pessoas estão a gastar dinheiro com chapa, estão a deixar de trabalhar, as pessoas estão a mudar de rotina só e só para se recensearem.
So de exemplo, ha alguns dias, tive papo com meu empregado, se ele ja havia conseguido recensear, dado que ultimamente só chegava ao job cerca de 9h. Respondeu que não, embora, segundo ele, ja tenha acordado por duas vezes cerca de 3h de madrugada para com seus amigos irem ao Posto de Recenseamento... para nada. Ontem, quando as pessoas estavam a reclamar que chegaram 12h mas nada, um dos recenseadores disse "senhor, as pessoas que vieram as 5h ja recensearam". Sério, tenho de madrugar para ir recensear? 
Assim, é para fazer como? Eu ja pensei em ir recensear noutro bairro, sob risco de ser confundido com esses que dizem que viajam de Maningue Nice de uma zona para outra menos densa, e correr risco de apanhar arame por ser "infiltrado". Outra coisa que pensei nela foi sair de casa com escova, lençol, marmita e toalha e ir acampar no posto de recenseamento até dia seguinte.
Era muita coisa na logística, que me recordei que numa das três vezes, cimo moçambicano "kankala buruto" (voces sampecianos podem escrever bem isso), um jovem "empreendedor" se ofereceu para servir como minha "pedra viva na bicha", e que bastava eu dar uma voltinha e retornaria encontrar a pedra bem a frente... a troco de um "agradecimento" na moeda dalgumas moedas. Eu naquela minha confusão, disse-lhe que sou de Inhambane, e lá a gente se pudesse contar até as gotas de água que gasta para o banho, contava na boa, pelo que eu não ia pagar pela desorganização de alguém que deve organizar. Mas a dado momento percebi que essa bolada tinha razão de ser: Somos um país desorganizado, um pais de gente desorganizada, um país que bola tudo, ate bicha de recenseamento.

Bom, antes de eu ir ao Posto hoje, pedi a um amigo se tinha maneira de conseguir número de Muchanga, para lhe pedir endereço de la onde tem comprado arame, porque se nao conseguisse recensear hoje, ou o Naife ou Carimo vinham me recensear pessoalmente (assim como o fazem com Nyusi e seus comparsas, que lhes procuram mesmo que estejam numa WC qualquer), ou era arame com eles.
Somos um povo muito mas muito resiliente, mas quando se usa até a última instancia possível da resiliência, se abre espaço para ebulição da desesperança, e viramos um povo sem esperança.

***Assim que escrevo, como aqui na cidade onde estou não ha energia hoje, o pequeno gerador que alimenta as maquinas acabou gasosa. Parou. Também se foi a esperança de ter o tal cartão hoje, que fica para amanha, pois a impressora não tem como funcionar sem energia. Umas senhora saiu com um galão vazio de agua, diz-se que vai para as bombas. Sério? Certo é que vou ter meu cartão de eleitor no quinto dia de minha ida ao Posto!
________
Ja que não posso ser tão mauzinho, devo agradecer aquela agente da polícia que com seu sorriso (ai ai ai ai) me recebeu e perguntou "porque não vieste de manha?", e antes que eu respondesse se estava com saudades minhas, tratou de me direccionar para dar dentro e recensear, afinal, eu tinha direitos históricos de ocupação (mas ela ontem também bebeu minha água de almoço, haaaaa, uma mão lava a outra).

***EDITADO: Quando ja estava a ir embora, ouvi assobios e gritos; estavam a me chamar, pois, um dos recenseadores chamou dizendo aquele de apelido dele.onde esta, cartão dele está ja aqui. Voltei, e levei, e vi que estava mal imprenso, estando cortadas as primeiras letras do lado esquerdo. Me dirigi ao recenseador, e ele respondeu "deixa, nao é nada". Olhei para as caras dos que estavam sentindo inveja de mim, que nao se importavam de ter um cartão sem foto (assim como a mamã Mutoropa) e tive de me encolher, bazei, e o quinto dia sera mesmo de NOS VEMOS EM OUTUBRO!



Così l'articolo Um Recenseamento que testa e atesta a nossa resiliência como cidadãos

vale a dire tutti gli articoli Um Recenseamento que testa e atesta a nossa resiliência como cidadãos Questa volta, si spera in grado di fornire benefici a tutti voi. Va bene, si vede in un altro post articolo.

Ora stai leggendo l'articolo Um Recenseamento que testa e atesta a nossa resiliência como cidadãos l'indirizzo del link http://letturach.blogspot.com/2018/05/um-recenseamento-que-testa-e-atesta.html

Subscribe to receive free email updates:

0 Response to "Um Recenseamento que testa e atesta a nossa resiliência como cidadãos"

Posta un commento